A Receita Federal revogou a instrução normativa que ampliava a fiscalização das transações via Pix, incluindo bancos digitais, fintechs e instituições de pagamento, devido à disseminação de fake news.
Em substituição, o governo editará uma medida provisória (MP) para proibir a cobrança diferenciada entre pagamentos realizados via Pix e em dinheiro.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, explicaram que a revogação visa desarmar a manipulação das fake news e não prejudicar a tramitação da MP no Congresso.
A medida assegura que comerciantes não poderão cobrar valores diferentes para pagamentos via Pix e dinheiro, combatendo a prática ilegal que surgiu recentemente.
Haddad ressaltou que a medida reforça princípios já estabelecidos, esclarecendo distorções sobre a taxação do Pix, e não representa uma derrota para as fake news.
Mas sim uma ação para proteger a economia popular, especialmente para os mais pobres, pequenos comerciantes e consumidores.
Fonte: Agência Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário