terça-feira, 17 de setembro de 2024

800 PROFISSIONAIS DO PARANÁ VÃO COMEÇAR A APLICAR AURICULOTERAPIA NO SUS

A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná realizou um curso de formação em auriculoterapia para mais de 800 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), capacitando-os a utilizar essa técnica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.

A formação, que teve o apoio de regionais de saúde, como Paranaguá, Ponta Grossa e Londrina, visa ampliar a oferta da auriculoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica, baseada na Medicina Tradicional Chinesa, reflexologia e biomedicina, estimula pontos específicos da orelha para tratar condições como dores, ansiedade, insônia e náuseas.
A auriculoterapia pode ser usada isoladamente ou em combinação com outras terapias, melhorando a saúde física e mental e reduzindo o consumo de medicamentos.

O curso, certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), incluiu 75 horas de aulas online e uma etapa presencial.
Em 2023, foram realizados mais de 30 mil procedimentos de auriculoterapia em 80 municípios do Paraná, reforçando o papel das Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Redação/Maria Eduarda Farias, com/Secretaria de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário