Durante uma revisão do acervo de fósseis coletados em Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, o pesquisador Rodrigo Pêgas fez uma descoberta impressionante: uma nova espécie de dinossauro voador, nomeada como Torukjara bandeirae.
Segundo Pêgas, o pterossauro habitou a região há aproximadamente 90 milhões de anos.
"A identificação de uma nova espécie pode ser desafiadora, dependendo do caso. Existem características distintas que tornam algumas espécies mais fáceis de distinguir do que outras", explicou Pêgas, pós-doutorando em zoologia pela Universidade de São Paulo (USP).
A descoberta movimentou significativamente o mundo da paleontologia, especialmente no Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste.
"Isso representa um avanço importante para o trabalho que realizamos diariamente, tanto no sítio paleontológico quanto no laboratório", comemorou Neurídes Martins, coordenadora do museu.
A nova espécie, Torukjara bandeirae, agora proporciona novas oportunidades para estudar a evolução e o comportamento dos pterossauros, enriquecendo nosso entendimento sobre a história pré-histórica da região e do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário