O tempo frio e a chuva persistirão em todo o Paraná até o início da próxima semana, com pancadas de chuva mais intensas entre quinta-feira (11) e domingo (14).
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não há previsão de geada, neve ou chuva congelada.
Dois fatores mantêm essas condições climáticas: uma massa de ar frio próxima ao Paraná, que traz umidade, e a cobertura de nuvens, que impede a incidência de sol.
Essa massa de ar gelado, originada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provoca o frio no Paraná. Entretanto, aqui, a umidade do corredor amazônico também contribui para as chuvas constantes.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que o frio é resultado da borda da massa de ar gelado que está sobre o Rio Grande do Sul.
No Paraná, a umidade e a chuva constante, associadas ao frio, geram desconforto térmico.
Embora a região não esteja registrando temperaturas negativas, a sensação de frio é amplificada pela baixa amplitude térmica.
A instabilidade continuará nos próximos dias, mas a partir de sábado (13), a massa de ar frio deve se deslocar para o oceano, elevando as temperaturas e reduzindo as chuvas.
Sem comentários:
Enviar um comentário