Uma visita feita pelo diretor da Secretaria de Estado da Saúde, Cesar Neves, nesta quinta (6) traz novidades referentes ao Hospital Regional.
Ele veio a Guarapuava acompanhado pelo diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção à saúde (Funeas), Marcello Machado.
Além do funcionamento do Centro Cirúrgico e de 10 novos leitos específicos para pacientes que passaram pelo procedimento, outros 10 estão em fase de implantação.
Estes últimos destinam-se a pacientes psiquiátricos e estão sendo preparados. De acordo com Marcello, essa ala necessita de cuidados especiais.
“Desde as instalações físicas até os talheres precisam ser diferenciados, mas entrarão em funcionamento nas próximas semanas”. Se a parceria entre a Sesa e a Funeas marcam a saúde pública no Paraná, esta se estende também a outros hospitais da cidade.
“Vamos ser parceiros dos hospitais Santa Tereza e São Vicente”. Conforme Cesar Neves, a contratação de serviços que o Hospital Regional dependa vai envolver os outros hospitais, gerando renda a ambos.
“Podem ser serviços de lavanderia, por exemplo. O Hospital Regional não vai concorrer com nenhum outro. Pelo contrário, vai ser um plus”.
Outra novidade, conforme os diretores é a abertura de agenda externa para exames. “Vamos oferecer tomografias, ultrassonografia, Raio X, entre outros exames.
Tudo será regulado pela 5ª Regional de Saúde”. Outra prestação de serviço passa pelas cirurgias de urgência e emergência com serviço referenciado.
CIRURGIAS ELETIVAS
A capacitação de profissionais técnicos também é prioridade da Sesa. Enfermeiros, técnicos em enfermagem já estão sendo qualificados para os novos serviços ofertados.
Conforme Cesar Neves, em breve, vão começar as cirurgias eletivas represadas. Assim como os atendimentos em ortopedia.
De acordo com Cesar Neves, trata-se do maior programa de cirurgias eletivas da história da Saúde.
Com investimento recorde de R$ 150 milhões do Tesouro do Estado, o ‘Opera Paraná’ deve proporcionar cerca de 60 mil cirurgias a mais este ano.
Guarapuava e municípios da 5ª Regional de Saúde estão incluídos.
Fonte: RSN
Sem comentários:
Enviar um comentário