O prazo para os contribuintes fazerem a entrega da declaração do Imposto de Renda de 2023 de Pessoa Física se encerra hoje (31).
Já são mais de 33,2 milhões de contribuintes que apresentaram a declaração.
E a expectativa é que 39,5 milhões sejam entregues até esta quarta. De acordo com a Receita Federal, entre as declarações apresentadas, 23% utilizaram a pré-preenchida.
Esse modelo usa as informações disponibilizadas em bancos de dados do governo, o que reduz o risco de erros.
O pagamento das restituição vai se dividir em cinco grupos mensais até o dia 29 de setembro de 2023, conforme a data da entrega da declaração.
Assim, quem usar a declaração pré-preenchida ou preferir receber o valor por pix desde que a chave seja o CPF, terá prioridade no recebimento da restituição.
Mas sempre respeitando as prioridades como idosos, professores e pessoas com deficiência.
As entregas das declarações podem ser feitas pelo Programa Gerador da Declaração, que está disponível para download no site, (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf) pelo serviço on-line no site Meu Imposto de Renda, (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-imposto-de-renda)ou pelo portal e-CAC.
(https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login) Por fim, quem tem investimentos na bolsa de valores, no mercado futuro ou em investimentos semelhantes, precisa saber que a obrigatoriedade foi flexibilizada.
Agora só será necessário enviar a declaração aqueles que venderam ações, que somadas superam R$ 40 mil.
Ou quem obteve lucro de vendas de ações em 2022.
Fonte: Agência Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário