PUBLICIDADE
 
PARANÁ
 
 

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2017 - 15h01

9 Presos são resgatados no Paraná

 
OUÇA A MATÉRIA

​                             
 
PUBLICIDADE
 
O aumento no orçamento da Secretaria da Segurança Pública, em R$ 103 milhões no ano passado, para compra de 8 mil coletes balísticos, equipamentos, armas, munição e 1.100 novas viaturas, e a ampliação do contingente da Polícia Militar, que incorpora mais 2.736 novos soldados nesta semana, foram ressaltadas pelo governador Beto Richa nesta quarta-feira (12), em Cascavel. “Essas ações demonstram a sensibilidade do governo estadual para garantir a ordem, paz e tranquilidade dos paranaenses”, afirmou o governador, ao participar da formatura dos 589 soldados (434 policiais e 155 bombeiros) que irão atuar no Oeste e Sudoeste do Paraná. 

Richa também enfatizou que neste mês serão implantadas, só para os servidores da Polícia Militar, 1.600 promoções e 9.000 progressões. “Mais de 10 mil policiais receberão aumento no salário por conta de promoções e progressões”, disse. Ele afirmou que as medidas são uma demonstração da saúde financeira do Paraná, resultado das medidas do ajuste fiscal iniciado há dois anos.

REGIÕES - Os 2.736 policiais e bombeiros vão fortalecer a segurança no Norte (427 novos soldados), Noroeste (373), Oeste e Sudoeste (589), Campos Gerais (249) e Curitiba, região metropolitana e Litoral (1.098 novos soldados). Eles concluíram o Curso de Formação de Soldado, de 1.500 horas aulas, em dez meses. Os policiais já estão aptos a fazer o policiamento ostensivo e preventivo, a partir das próximas semanas.

FRONTEIRA - O governador enfatizou que o Oeste e o Sudoeste recebem um número maior de novos soldados, devido à proximidade com a região de fronteira. “É uma característica que exige planejamento especial”, disse Richa. Ele citou a criação, em 2012, do Batalhão de Fronteira, que reforçou o efetivo e a estrutura a atuação policial na região. 

Os novos policiais designados para o Oeste e Sudoeste vão integrar o contingente do Batalhão de Fronteira, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato. “Acreditamos que com o aumento do efetivo conseguiremos níveis adequados de segurança na região. Nossos esforços são no sentido de seguir as orientações do governador de dar atenção especial a esta região”, disse ele. 

“Estamos em uma cidade extremamente complicada, de fronteira”, disse o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. “Nosso município é um entroncamento muito importante geograficamente. A inserção de novos policiais, não só em Cascavel, mas em toda a região, traz uma sensação prática de segurança”, afirmou Paranhos.

O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, disse que as ações policiais na fronteira têm reflexo positivo imediato nas outras regiões do estado. “Então merece uma atenção especial, um efetivo reforçado, tanto de pessoal quanto de equipamentos, porque impacta em todos os demais municípios do Paraná”, afirmou Mesquita. 

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Washington Lee; o chefe da Casa Militar, coronel Adílson Castilho Casitas; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Júlio Reis; o arcebispo de Cascavel, dom Mauro Aparecido dos Santos; os deputados estaduais André Bueno, Luiz Carlos Schiavinato e Adelino Ribeiro e prefeitos da região.

Novos soldados elogiam a formação e têm boas expectativas 
“O sentimento é de alegria, uma grande satisfação com os nossos familiares”, disse o soldado José Carlos, um dos novos policiais que atuará no Batalhão de Fronteira. “A sociedade pode esperar muito da gente e confiar. Tivemos uma formação bem completa, com teoria e prática com o estágio. Estamos totalmente preparados para as adversidades que encontraremos aqui fora”, afirmou. 

Para Vitor Bitencourt, que se formou bombeiro militar, os meses de treinamento foram tensos, mas gratificantes. “Foi um dos melhores períodos da minha vida, em que aprendi muitos valores. A gente acaba ganhando como saúde mental”, disse ele. “Me sinto confiante para atuar nas ruas e servir a população do Paraná de maneira muito boa”, afirmou.

Vitor explicou que a formação dos bombeiros incluiu técnicas de salvamento vertical, salvamento aquático. “Fomos ao Litoral treinar resgates de vitimas de afogamento. Em Pato Branco tivemos treinamento de combate a incêndio. São aprendizados que vou levar para a carreira e a vida.”

Leidiana Gomes também enfatizou a formação como policial. “O pessoal foi muito parceiro, todos ajudaram muito. Alunos, coordenadores, companheiros”, disse ela que, assim como os demais, fez estágio supervisionado nas ruas. “Estou preparada, todos aqui estão”, disse ela.

Leidiana contou que na formação é dada muita ênfase ao policiamento comunitário, que ela própria defende. “Acho que atuando com a comunidade a polícia consegue trabalhar melhor”, afirmou.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
 
PUBLICIDADE
 
 Ao menos 33 presos morreram na madrugada desta sexta-feira (6) na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Roraima, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).

De acordo com nota da secretaria, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Polícia Militar (PM) e Canil estão na unidade que fica na BR-174, na zona Rural de Boa Vista. Um agente penitenciário, que não quis se identificar, disse ao G1 que as mortes ocorreram por volta das 2h30 (4h30 de Brasília).

A entrada da unidade foi isolada na manhã desta sexta. Ao menos três estrondos foram ouvidos na parte externa do presídio por volta das 9h (11h de Brasília).

De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania, Uziel Castro, que foi ao local, não houve rebelião e a matança seria de responsabilidade de presos do Primeiro Comando da Capital (PCC) que estavam concentrados neste centro de detenção.
Ainda segundo o secretário, não foram encontradas, até o momento, armas de fogo no local, mas os corpos estariam "destroçados" e diversos decapitados.

Já o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse em entrevista coletiva nesta sexta que o que ocorreu em Boa Vista “não é aparentemente uma retaliação do PCC em relação à Família do Norte”. Ainda segundo o ministro, "nesse presídio houve a separação da facção, então todos eram da mesma facção, todos eram ligados ao PCC”.

De acordo com o ministro, informações preliminares davam conta de que três dos mortos eram condenados por estupro. “E os demais eram rivais internos e, segundo informações iniciais, haviam traído os demais. Era um acerto interno, o que não retira em momento algum a gravidade”, disse ele.
 
PUBLICIDADE
 


Um ônibus de linha, da Expresso Maringá, capotou na madrugada desta terça-feira (02) no anel viário de Campo Mourão. O acidente ocorreu por volta das 3h45.

O coletivo fazia o trecho Foz do Iguaçu/Maringá. O motorista perdeu o controle da direção e o ônibus capotou por várias vezes.

Socorristas do Corpo de Bombeiros, Samu, Viapar e policiais militares trabalham no resgate dos feridos e na retirada dos corpos.

Não há informações do número de mortos. Tem crianças, homens, mulheres. Uma cena chocante.
 
“A cena é muito triste, parece um campo de guerra”, relata o repórter Rafael Silvestrin.
 
PUBLICIDADE
 
                         

A Polícia divulgou vídeo das câmeras de segurança que mostra o momento em que a soldado Bárbara Aline Gonçalves Rocha, de 31 anos, é baleada na cabeça na tarde de sábado (24). O crime aconteceu dentro Pinhais, região Metropolitana de Curitiba.

Dois homens chegaram em um Fiat Uno e estacionaram próximo ao local. Um deles desceu já com arma e punho, apontando para a soldado.

Ela esboçou reação, mas não deu tempo. Segundo apurado pela Polícia Militar (PM), Bárbara sofreu uma tentativa de assalto ao veículo dela. Houve confronto e ela atingiu um dos suspeitos, que foi socorrido a UPA de Pinhais, mas fugiu em poucos dias.

O celular da soldado teria sido levado pelos bandidos. Ainda, segundo testemunhas, uma pistola que ela carregava no momento do crime foi levada pelos bandidos. O enterro ocorreu na tarde de domingo (25) em Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba.

​Uma força tarefa entre PM, Guarda Municipal de Pinhais e Polícia Civil tenta descobrir os autores do crime, cometido na loja de pescas da família, em Pinhais.
 
PUBLICIDADE
 

Em Curitiba, no último dia 14, o Deputado Estadual Alexandre Curi (PSB), reuniu mais de 50 prefeitos e vice-prefeitos eleitos para a nova gestão 2017/2020, e dezenas de novos vereadores eleitos e reeleitos, e que, no interior do estado, com as demais lideranças políticas, compõem a base de apoio ao deputado Curi.

 

O evento contou com a presença do Governador Beto Richa, da vice-governadora Cida Borghetti, do Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, do Presidente da  Cohapar, Abelardo Lupion, Secretário Estadual José Richa Filho, Deputado Federal Paulo Martins, Presidente da ALEP, Ademar Traino, e demais autoridades estaduais e federais.
 

A liderança do Deputado Alexandre Curi, foi enaltecida pelo governador Beto Richa e pelo presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, que destacaram o grande trabalho que o deputado desenvolve na assembléia, e nos  municípios que representa.  "O Alexandre Curi é incansável na sua atuação, em defesa dos projetos que beneficiam a população paranaense e, é um grande político", destacou Ademar Traiano.

O deputado Alexandre Curi e o governador Beto Richa, acompanhados dos eleitos em Pitanga, representando a região central; José Aramoni (Aritana, vereador); Osvaldo Krupeck (vereador); Amadeus Penga (vereador); Emilly Sakurai (futura secretária de saúde); prefeito eleito, Dr. Maicol Callegari Barbosa; Lucinha Camilo (futura secretária desenvolvimento social); José Veres (vereador); Eloy de Lurdes Ottoni (vereadora); Claudemir Portugal Portes (Presidente do PV de Pitanga); Luiz Matos (radialista e vereador); Marcelo Romero (Chefe da 48a. Ciretran de Pitanga); Abelardo Lupion (Diretor Presidente da Cohapar).
Na foto, o Governador Beto Richa e o Deputado Alexandre Curi, acompanhados dos novos eleitos em Pitanga, região central; José Aramoni (Aritana,vereador), Osvaldo Krupeck (vereador), Amadeus Penga (vereador), Emilly Sakurai ( futura Secretária de Saúde), prefeito eleito, Dr. Maicol Callegari Barbosa, Lucinha Camilo (futura Secretária Desenvolvimento Social), José Veres (vereador), Eloy Ottoni (vereadora), Claudemir Portugal Portes (Presidente do PV), Luiz Matos (vereador), Marcelo Romero (Chefe 48a Ciretran), AbelardoLupion (Presidente da Cohapar)

" O deputado Curi , é um grande parceiro de trabalho do governo e da população. Ele tem realizado um trabalho muito importante junto aos prefeitos, vereadores, lideranças, que precisam dos programas e ações do governo. Curi, é um grande homem público, leal e muito competente", disse o governador Beto Richa.

 

O governador Richa, também fez uma explanação ao público presente, sobre a  atual situação do seu governo, que se destaca nacionalmente, pelo equilíbrio das contas públicas, e os novos avanços conquistados para a população, superando a pior fase da crise econômica nacional. Richa, também anunciou novas obras importantes em todo o estado, como o financiamento liberado pelo BIRD, para investimentos em asfalto e recuperação das rodovias paranaenses, entre outros.

Entre as lideranças de Pitanga, também compareceram a equipe da Rádio Poema, Sirlei Porfirio, Paulo Wolf, Élio Oliveira, Layne Santos; Fernando Teigão (vereador suplente); Roseval Soares Petrechen (Dr. Cata, chefe do Escritório Regional do Emprego e Desenvolvimento Social).

 

Após os discursos, os convidados participaram de um jantar de confraternização com o deputado Curi, que encerrou o evento desejando a todos um Bom Natal e um Ano Novo, repleto de muitas realizações.

 

Por Layne Santos
reportagem/fotos

Jornalista

 
PUBLICIDADE
 


Um acidente grave envolvendo três veículos foi registrado por volta das 20:30 horas da noite desta segunda-feira, 12 de dezembro, na Rodovia PR 453 entre Borrazóopolis e o trevo de Cruzmaltina, mais precisamente na altura do Bairro Lageadão, há cerca de 3 quilômetros da cidade. Nossa reportagem foi avisada pelo empresário Pedro Reginaldo, o "Pedro da Agroquímica", que foi um dos primeiros a chegar no local. Inicialmente havia uma batida entre dois veículos, um Kadett (Placas de Borrazópolis) conduzido pelo agricultor Aristides Raimundo Xavier, de 64 anos, morador do Bairro Cassimiro, zona rural, e um Gol (Placas de Borrazópolis) que era dirigido pela professora Vivian Jaqueline Cóccia, de 40 anos.

Os dois carros seguiam no mesmo sentido (Sentido Borrazópolis), quando houve uma colisão lateral, durante uma ultrapassagem.

Em seguida, ambos capotaram na via. Motoristas que passavam pelo local começaram a sinalizar a rodovia e perceberam que no Kadett, havia uma pessoa presa nas ferragens. Pouco depois, surgiu uma motocicleta, que era conduzida pelo conhecido Roni Luiz Soars, de 21 anos, que já foi morador de Borrazópolis e é filho senhor Moacir, o popular "Zé Quatro Paus" de Dinizópolis Distrito Cruzmaltina.

Ele não conseguiu parar a moto e bateu em cheio contra o gol que estava capotado no meio da pista. "Roni" morreu no local; e seu irmão, Gustavo Rafael Soares, de 19 anos, que estava na garupa, foi socorrido em estado grave. Em seguida a luta foi para conseguir libertar o passageiro Altamir Pereira da Silva, o "Tamir", que estava preso nas ferragens do Kadett. Foram acionados Bombeiros e a Polícia Rodoviária do Porto Ubá, mas antes da chegada, os enfermeiros Alexandro e Liane, com ajuda de populares, conseguiram destombar o Kadett e retirar a vítima. Ao final o resultado foi o seguinte: Ferimentos graves no garupa da moto e no passageiro do Kadett; ferimentos médios no condutor do Kadetti e morte instantânea do condutor da moto. 

CAUSAS DO ACIDENTE - Em entrevista ao Radialista Ronaldo Senes, o "Berimbau", o condutor do Kadetti, assumiu que fazia uma ultrapassagem, a cerca de 100 metros da entrada do Bairro Lageadão, e que a Polícia Rodoviária ainda apura o ponto exato para saber se era um local proibido, e que antes ultrapassar o Gol, houve a colisão lateral e o capotamento. Ele lamentou o fato, e disse que só ultrapassou porque não vinha veículo no sentido contrário.

FONTE: BERIMBAU 
 
PUBLICIDADE
 
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam uma ocorrência de morte no interior do município de Pinhão na madrugada deste domingo (11).
O corpo de João Cezar Ferreira, 22 anos, estava caído na estrada de acesso à localidade de Faxinal dos Ribeiros, no interior.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava e após a necropsia foi liberado para a família. Informações apontam para morte natural.
 
 
 
PUBLICIDADE
 
             
 
PUBLICIDADE
 
O Repórter Jonei Farias cobriu o evento que aconteceu nos dias 30, 1 e 2 de dezembro em Foz do Iguaçu.

​                    
 
PUBLICIDADE
 
O ex-vereador de São João do Ivaí, conhecido como "Meio Kilo", de São João do Ivaí, sofreu um acidente grave na região de Cianorte; a batida provocou a morte de sua esposa, a Maria Deusa dos Santos Miranda, que faleceu internada em um Hospital daquela região.

Segundo informações, o acidente aconteceu no sábado, dia 26 de novembro, por volta das 17h10, quando um veículo Fiat Strada, trafegava pela rodovia e ao desviar de um galho de árvore na pista, rodou na pista, invadiu a pista contrária onde vinha o veículo Fiat/Siena, provocando a colisão.

Ficaram feridos no acidente, o condutor da Strada e condutor e passageira do Siena que foram socorridos pela equipe do Siate e encaminhados ao Hospital Santa Casa de Cianorte. No domingo, a notícia que Maria Deusa dos Santos Miranda, não resistiu e veio a óbito.

Seu corpo foi recolhido pela equipe do IML de Cianorte e encaminhada para Campo Mourão para necrópsia, antes de ser liberado para velório e sepultamento.
 
PUBLICIDADE
Mural de Recados
 
Fone: (42) 9931-7475 - E-mail: joneifarias@hotmail.com.br
© 2017 Jonei Farias . Todos os direitos reservados.